fbpx

Como Utilizar Bookmarks em tabelas?

A utilização de Bookmarks permitem ao desenvolvedor “memorizar” um determinado local da tabela para que possa retornar mais tarde, é muito simples e fácil de usar, já que existem apenas três métodos que lhe permitem utilizar este recurso.

Para marcar um determinado local em uma tabela necessitamos criar uma nova instancia de TBookmark e
executar o método GetBookMark de uma TTable.

var
bmMarcaLocal : TBookmark;
.
.
.
begin
bmMarcaLocal := table.GetBookMark;

Para retornar a este local em particular a qualquer momento deve-se utiliza o método GotoBookMark(), este método recebe como parâmetro o TBookmark recebido como retorno de GetBookMark.

 

table1.GotoBookMark(bmMarcaLocal);

 

Após utilizar o Bookmark para atender seus objetivos, é importante que a memória utilizada por este recurso seja novamente liberada para o sistema, para executar esta operação utilize o método FreeBookMark.

 

table1.FreeBookMark(bmMarcaLocal);

 

Podem ser criados vários Bookmarks para uma mesma tabela, sendo este numero limitado apenas pela quantidade de memória livre no equipamento.

OBS: Cuidado com o uso indevido deste recurso, cada instancia de TBookMark reserva uma determinada porção de memória que só será novamente liberada para ser reutilizada após a execução de um FreeBookmark. Se vários Bookmarks forem criados e não liberados podem comprometer a execução do programa.

 

Compartilhe esta matéria
  , ,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.